Indicadores ácido-base: são compostos orgânicos que mudam de cor dependendo se a solução considerada é ácida, básica (alcalina) ou neutra.
Indicadores ácido-base naturais
Definição original de substância ácida: na antiguidade, as propriedades organolépticas (sabor, cheiro, cor, ...), eram importantes na caracterização das substâncias. A palavra ácido, por exemplo, vem do latim “acere”, que significa azedo, e produtos que tinham esse sabor, como o vinagre, o leite coalhado e o suco de limão, eram considerados ácidos.
Definição original de substância básica (alcalina): a palavra alcalina vem do árabe al-qalī (ou al-qali), que significa "cinzas calcinadas" ou "cinzas de plantas". Essa origem remete às primeiras fontes de substâncias alcalinas (como carbonato de sódio e potássio), extraídas da queima de vegetais, e deu origem ao termo álcali, do qual alcalino (com o sufixo -ino, indicando "relativo a") deriva, descrevendo substâncias básicas ou que contêm álcalis.
Existem vários indicadores naturais usados para identificar as soluções ácidas e básicas, tais como as antocianinas presentes nas folhas do repolho roxo.
Em água (pH neutro = 7), ele tem coloração roxa, mas conforme a imagem abaixo mostra, ele muda de vermelho em solução ácida (pH < 7) para púrpura e depois verde, quando em solução básica ou alcalina (pH > 7).
No caso de a solução ser fortemente ácida, ele torna-se amarelo:
As substâncias presentes no extrato de repolho roxo que o fazem mudar de cor em ácidos e bases são as antocianinas. Esse indicador está presente na seiva de muitos vegetais, tais como uvas, jabuticabas, amoras, beterrabas, bem como em folhas vermelhas e flores de pétalas coloridas, como as flores de azaleia e quaresmeira.
Um fator interessante é que a cor das pétalas de muitas flores pode variar de acordo com a acidez do solo. Um exemplo é a hortênsia, que, em solo ácido, produz flores azuis (quanto mais ácido, mais azul-escuro ficará), já em solos básicos, suas flores são cor-de-rosa.
Vídeo: reação do metal alcalino sódio (Na) com água
Na(s) + H2O(l) ó NaOH(aq) + H2(g)
Nenhum comentário:
Postar um comentário