sábado, 27 de setembro de 2014

AULA - IONIZAÇÃO DOS ÁCIDOS

ESTUDAR ANTES A AULA DE DISSOLUÇÃO => CLIQUE AQUI

IONIZAÇÃO DOS ÁCIDOS: em solução aquosa os ácidos, compostos moleculares, podem se ionizar formando cátions hidrogênio e ânions.
Isto ocorre porque a atração das moléculas de água após a dissolução sobre o hidrogênio da substância ácida é mais forte que a atração do ametal ou ametais combinados sobre o hidrogênio.

Prática: mostrar a condutividade elétrica das soluções e a ionização progressiva de compostos moleculares que apresentam propriedades ácidas em solução aquosa.

Material: ácido acético líquido; água, um circuito elétrico e lâmpada incandescente.


Procedimento: em um recipiente de vidro colocar um pouco de ácido acético puro e testar sua condutividade elétrica. 


Fundamento: inicialmente o ácido acético (etanóico) puro não conduz corrente elétrica por que é um composto molecular e não tem íons para possibilitar esta condução, é formado por moléculas neutras, logo a lâmpada não vai acender.


Ao acrescentar água esta provoca a dissolução do ácido, pois separa suas moléculas (dissociação) e rodeia as mesmas (solvatação ou hidratação), impedindo que se juntem novamente, mas em algumas a atração da água é mais forte e consegue tirar hidrogênios na forma de cátions hidrogênio (H1+) e ânions acetato (CH3COO1-), formando íons (ionização) e a solução aquosa passa a conduzir energia elétrica de maneira gradativamente maior pelo movimento dos íons na solução aquosa. 

Equação de ionização em solução aquosa.

CH3COOH(aq)  => CH3COO1-(aq)   +   H1+(aq)


  


Esta ionização máxima é chamada grau de ionização e representa a razão entre o número de moléculas ionizadas pela água e o número de moléculas dissolvidas em uma certa quantidade de água.

ÁCIDOS FORTES: são substâncias moleculares cuja atração sobre seus hidrogênio é mais fraca que a atração da água sobre ele, logo fica mais fácil ionizá-los.

Ex; ácido clorídrico (HCl), um ácido forte, tem grau de ionização igual a 92% , significa que a cada 100 moléculas dissolvidas 92 foram ionizadas pela água.

O HCl ser um ácido forte significa que sua solução aquosa tem alta condutividade elétrica, mas é um dos principais componentes do suco gástrico dos seres humanos.

ÁCIDOS FRACOS: são substâncias moleculares cuja atração sobre seus hidrogênio é mais forte que a atração da água sobre ele, logo fica mais difícil ionizá-los.

Ácido cianídrico (HCN) gasoso, um ácido muito fraco, tem grau de ionização igual a 0,008%, significa que a cada 100 mil moléculas dissolvidas apenas 8 foram ionizadas pela água.

O HCN ser um ácido fraco significa que sua solução aquosa tem baixíssima condutividade elétrica, mas é um gás que já foi usado na guerra para matar seres humanos.



DÚVIDAS: e-mail: rossettieti@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário