sábado, 28 de junho de 2014

AULA - PROPRIEDADES FÍSICAS

ESTUDAR ANTES A AULA DE DISSOLUÇÃO => CLIQUE AQUI

CONCEITOS BÁSICOS

Densidade ou massa específica: é uma propriedade específica de cada material que serve para identificar uma substância. 
Essa grandeza pode ser enunciada da seguinte forma:
A densidade (ou massa específica) é a relação entre a massa (m) e o volume (v) ocupado por essa massa, de determinado material (sólido, líquido ou gasoso).





Densidade da água a 20 oC é 1 g/mL ou 1g/cm3 ou 1 Kg/L

Leituras da densidade: 1 quilograma de água ocupa um volume de 1 litro ou 1 litro de água tem massa igual a 1 quilograma.

Densidade do mercúrio (Hg) líquido a 20 oC é 13,6 g/mL ou 13,6 g/cm3 ou 13,6 Kg/L


Leituras da densidade: 13,6 quilograma de mercúrio(Hg) líquido um volume de 1 litro ou 1 litro de mercúrio(Hg) tem massa igual a 13,6 quilograma.

Vaporização: é a mudança do estado líquido para o estado gasoso.

Vaporização espontânea é chamada de evaporação e ocorre a temperatura abaixo da temperatura de ebulição.

Vaporização não espontânea é chamada de ebulição.

Pressão de vapor: é a pressão exercida pelos vapores liberados por um líquido em equilíbrio com o respectivo líquido em um sistema fechado a uma dada temperatura.
Trata-se de mais uma propriedade característica das substâncias especialmente quando no estado líquido.

Ponto de ebulição: é a temperatura onde a pressão de vapor (Pv) de um líquido se iguala à pressão externa e o líquido passa bruscamente para o estado gasoso.

A ebulição é um processo não espontâneo, onde a temperatura permanece constante para substâncias puras, pois a atração entre suas partículas é a mesma em toda sua extensão, exigindo sempre a mesma quantidade de energia para ocorrer a separação.


Gráfico mostrando o ponto de ebulição para a água líquida uma substância pura.





MUDANÇAS DE ESTADO PARA SUBSTÂNCIAS IMPURAS OU MISTURAS.

Para uma substância pura, verifica-se que a temperatura permanece constante sempre que o substância estiver mudando de estado. 

Para uma mistura, normalmente, o comportamento é diverso.
Se dissolvermos uma substância sólida em uma liquida, verificamos que a solução líquida resultante irá apresentar uma temperatura de início de ebulição superior à do líquido puro.

Isto ocorre por que a atração das moléculas do soluto dissolvidos sobre as do solvente dificultará a separação das moléculas do solvente na vaporização, exigindo mais energia para tal e representará uma maior temperatura de início da ebulição.

Mas, quanto mais solvente se vaporiza maior é a concentração da solução e maior a atração das partículas do soluto sobre as do solvente restante na solução, exigindo cada vez mais energia para sua vaporização, ou seja, a temperatura de ebulição não será constante, vai variar até não termos mais solvente misturado com o soluto.

No caso da água misturada com sal uma solução ou mistura homogênea sua ebulição iniciará a uma temperatura acima de 100 graus Celsius e continuará aumentando até o final da vaporização da água.



DÚVIDAS: e-mail: rossettieti@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário