domingo, 2 de fevereiro de 2014

AULA - MODELOS ATÔMICOS

MODELOS ATÔMICOS: é o estudo da composição dos átomos e suas partículas fundamentais.


=> ÁTOMO MACIÇO DE DALTON

Se desenvolveu a partir de John Dalton (1766-1844) que imaginou o átomo como uma pequena esfera variando de elemento para elemento, maciça, indestrutível e indivisível.. 




=> ÁTOMO ELETRICAMENTE NEUTRO DE THOMSOM

Após a descoberta do elétron por Thomsom, este sugeriu que o átomo era eletricamente neutro, formado por partículas positivas e negativas.





Se um átomo perde elétrons terá sobra de prótons e sua carga será positiva (cátion).

Se um átomo ganha elétrons terá sobra de elétrons e sua carga será negativa (ânion).


Vídeo da descoberta do elétron.

  



=> ÁTOMO NUCLEAR OU PLANETÁRIO DE RUTHERFORD

Esse modelo foi modificado por Ernest Rutherford (1871-1937), que através de sua famosa experiência, na qual bombardeou uma lâmina de ouro com partículas alfa, criou o modelo planetário. 

Experimento da lâmina de ouro feito por Rutherford que permitiu concluir que há um grande espaço vazio entre os átomos; há uma região muito pequena e muito densa denominada de núcleo; o núcleo é positivamente carregado; a região vazia em torno do núcleo é denominada eletrosfera que seria a esfera onde os elétrons estão localizados.





Vídeo mostrando a experiência de Rutherford.






=> ÁTOMO IMPOSSÍVEL DE NIELS BOHR

Niels Bohr (1885-1962) aperfeiçoou o modelo planetário de Rutherford, admitindo que os elétrons giram em torno do núcleo em órbitas específicas, sem perder energia. 



Resultado de imagem para modelo de bohr




Vídeo mostrando a emissão e absorção de energia pelos elétrons constituintes dos átomos e os mesmos girando em órbitas distintas ao redor do núcleo, órbitas chamadas de níveis de energia.



  


 
TESTE DA CHAMA

Emissão de luz baseada na Teoria de Bohr onde um elétrons ao receber energia se afasta do núcleo realizando um trabalho e depois volta emitindo a energia recebida na forma de energia luminosa!


     VÍDEO MOSTRANDO A EMISSÃO DE LUZ


  


MODELO ATÔMICO ATUAL

É o modelo quântico. Baseado na Mecânica Quântica (1925), este modelo rompe totalmente com o “modelo planetário”, no qual os átomos são formados por núcleos estáticos (Sol) e orbitados por elétrons que giram a sua volta (planetas). 
Com o modelo Quântico, não podemos falar em trajetórias(orbitas) para os elétrons, apenas na probabilidade de o encontrarmos numa certa posição e com um certo momento. 
Com isso, surge o conceito de “orbital”, que são “nuvens de probabilidade”, não necessariamente esféricas, onde a chance de encontrar elétrons é grande.

Na representação abaixo temos subníveis "s" de forma esférica, subnível "p" que é subdividido em px, py e pz e subníveis "d".



Imagem relacionada


Nenhum comentário:

Postar um comentário